4 dicas para quem quer fazer trabalho voluntário mas não sabe por onde começar
em Blog

4 dicas para quem quer fazer trabalho voluntário mas não sabe por onde começar

4 dicas para quem quer fazer um trabalho voluntário mas não sabe como. 

Me conta uma coisa: quando você pensa em trabalho voluntário, o que vem à sua cabeça?  

É provável que você tenha pensado em pessoas ensinando inglês para crianças. Ou, então, um trabalho para levar recursos para uma comunidade vulnerável social e economicamente.

Esses são, de fato, trabalhos voluntários. Mas não são as únicas formas de auxiliar, de forma colaborativa, em uma causa. 

Você pode, por exemplo, trabalhar no setor financeiro de alguma instituição social. Ou planejar e executar as postagens de uma rede social de uma organização. 

Quer dizer, todas as atividades podem se transformar em trabalhos voluntários. Basta que tenham as características para isso.

Bom, o objetivo desse artigo é refletir sobre o que é trabalho voluntário e, especialmente, indicar um caminho para quem quer desenvolver esse tipo de trabalho e ainda não sabe como

O que é trabalho voluntário?

Antes de mais nada, é importante entender o que é um trabalho voluntário

Segundo a Lei nº 9.608/98, o trabalho voluntário é qualquer “atividade não remunerada prestada por uma pessoa física a entidade pública de qualquer natureza, ou a instituição privada de fins não lucrativos”. 

Em outras palavras, são atividades feitas de forma espontânea, sem a finalidade de obter uma contraprestação financeira. 

Ou seja, para ter características de voluntário, o trabalho deve ser:

  • De fato, voluntário — isto é, não imposto e sem qualquer contraprestação;
  • Gratuito;
  • Prestado por uma pessoa de forma isolada;
  • Destinado a uma entidade governamental (de qualquer tipo) ou privada (desde que não tenha fins lucrativos). 

Mais do que isso, o trabalho voluntário é a disponibilização de tempo e de esforço para servir a alguma causa. É por isso que, de forma geral, são atividades que têm algum impacto social.

No entanto, um ponto é muito importante: o fato de não existir uma contraprestação financeira não significa, de forma alguma, que o trabalho voluntário não exige comprometimento e responsabilidade. 

Pelo contrário. Junto ao conceito de trabalho voluntário surge a ideia da colaboração — que significa uma união para fazer ou produzir algo em conjunto. 

Quer dizer, a colaboração pressupõe a parceria de duas ou mais pessoas que se comprometem com a possibilidade de fazer algo. 

Então, apesar de gratuito, o trabalho voluntário demanda comprometimento e responsabilidade para atuar, de forma colaborativa, a uma causa. 

Tipos de trabalhos voluntários

Como você já sabe, todas as atividades podem se transformar em um trabalho voluntário. 

Na prática, podem existir trabalhos em todas as áreas diferentes: saúde, educação, comunicação, gastronomia, psicologia e por aí vai. 

 Ou seja, podem existir infinitos tipos de trabalhos voluntários. No entanto, os principais são:

  • Na área da saúde — assistência voluntária de pessoas dentistas, médicas, enfermeiras, fonoaudiólogas, fisioterapeutas; 
  • Resgate e cuidados de animais;
  • Ações de preservação e cuidado do meio ambiente;
  • Educação — desde reforço escolar, ensino de idiomas até habilidades artísticas (pintura, teatro, dança, bordado, crochê…);
  • Gastronomia — oficinas de gastronomia, produção de alimentos para distribuir para pessoas em situação de rua;
  • Psicologia — assistência psicológica voluntária; 
  • Entretenimento e lazer para crianças e pessoas idosas;
  • Ações de comunicação e marketing de instituições;
  • Atividades de design;
  • Ações de programação e desenvolvimento de tecnologias.

Trabalho voluntário online

Não é nenhuma novidade que, a partir da pandemia do Covid-19, o modelo remoto ganhou espaço em todas as atividades de forma muito rápida.

E não foi diferente com o trabalho voluntário. Esse formato conquistou muitas pessoas que queriam fazer trabalho voluntário, mas — por distância física ou tempo, não conseguiam. 

Afinal de contas, o trabalho voluntário online oferece maior flexibilidade de horários. Mas também gera possibilidades antes difíceis, como, por exemplo, morar em uma região do país e fazer trabalho voluntário em outra.

Claro que o trabalho voluntário online tende a ter um nível de contato diferente com as pessoas. E, nem sempre, eles conseguem ser tão “mão na massa” quanto no modelo presencial.

No entanto, ele abriu portas para desenvolver outras atividades, que antes não eram feitas de forma voluntária. Como, por exemplo, o próprio desenvolvimento tecnológico de sites, e-commerce e produtos digitais. 

Além do mais, existem pessoas e organizações precisando das mais variadas ações e em todos os lugares do mundo. 

A possibilidade de trabalhar nesse formato, sem precisar da própria casa, é uma ótima e benéfica ideia para todas as partes envolvidas.

Quais os benefícios de fazer trabalho voluntário

Antes de mais nada, é importante ter em mente que os benefícios de fazer trabalho voluntário vai muito além do que podemos imaginar. 

Afinal de contas, as experiências de cada pessoa (e de cada trabalho também) são únicas e pessoais. Então, as lições e as aprendizagens variam para cada pessoa.

E, na verdade, normalmente atingem aspectos muito mais profundos e especiais do que a própria atividade em si pressupõe. 

Assim, não é exagerado supor que o trabalho voluntário é uma forma de desenvolver autoconhecimento. Inclusive, existem pesquisas científicas que confirmam que esse tipo de trabalho auxilia no resgate da saúde mental. 

Além do mais, sem dúvidas, o trabalho voluntário desenvolve a compreensão sobre formas diferentes de viver, o respeito e a empatia com outras pessoas, o pensamento coletivo e a capacidade de trabalhar em grupo. 

No entanto, também existem alguns aspectos mais práticos. Para começar, o trabalho voluntário pode ser incluído no currículo e no LinkedIn. 

Ou seja, é uma forma de enriquecer as experiências profissionais e criar um tipo de diferencial que tem destaque nos processos seletivos das empresas. 

Ainda, é uma oportunidade de colocar em prática algum tipo de trabalho ou habilidade. Quer dizer, também serve para desenvolver as próprias habilidades profissionais e desenvolver experiências. 

Como colocar trabalho voluntário no currículo

A forma como você vai incluir o trabalho voluntário no currículo depende de alguns fatores. Dentre eles, os principais são as características específicas da área que você trabalha e como você quer transmitir essa mensagem.

Algumas pessoas criam uma seção especial com título “experiência voluntária” ou “trabalho voluntário”. Outras pessoas preferem incluir nas próprias experiências profissionais, apenas deixando claro que foi um trabalho voluntário.

O importante, entretanto, é informar a instituição para qual você trabalhou e qual o cargo e as funções que desempenhou naquela experiência. 

De forma assertiva e objetiva, você pode contar um pouco mais sobre como aquele trabalho se relaciona com o cargo que você está procurando e o que você aprendeu ou desenvolveu com esse trabalho. 

Como colocar trabalho voluntário no LinkedIn

Para incluir a experiência com trabalho voluntário no LinkedIn é só seguir os seguintes passos:

  1. Em primeiro lugar, clique na área de editar o seu perfil.
  2. Em seguida, clique no botão “adicionar seção” e selecione “experiência de voluntariado”;
  3. Depois, você terá que clicar em “adicionar experiência de voluntariado”;
  4. E então, vão aparecer os campos com as informações da experiência. É só preenchê-las com cuidado e clicar em “salvar”. 

Além do mais, é importante considerar algumas dicas práticas: 

  • O ideal é que a sua experiência de voluntariado se relacione à sua experiência profissional, mas tudo bem se não tiver qualquer relação;
  • Não economize detalhes ao escrever sobre os seus deveres e as funções que você desenvolveu. 
  • Informe as informações ou dados relevantes do trabalho (que não for expor indevidamente qualquer pessoa). Você pode, por exemplo, contar quanto dinheiro arrecadou com uma campanha ou para quantos estudantes ensinou.
  • Se dedique a contar mais sobre o que você aprendeu com as experiências. Preste atenção especial às habilidades relacionais que você desenvolveu — não deixe de contar se você assumiu um papel de liderança, por exemplo. 

Como fazer trabalho voluntário

Existem muitas formas diferentes de fazer trabalho voluntário. Aqui vão minhas dicas para quem quer fazer um trabalho voluntário, mas ainda não sabe como:

Comece com o que você já tem

A primeira dica é: comece com o que você pode fazer. 

Mesmo que seja pouco e ainda não seja exatamente o que você sonha em fazer. Ainda que você só possa dedicar 1h por semana na atividade, garanta que o trabalho será feito com responsabilidade e comprometimento.

Escolha uma atividade para desenvolver

Além do mais, você precisará escolher uma área para atuar. Normalmente, as pessoas procuram por algo relacionado à profissão, para que tenham mais a oferecer (e também experiências para desenvolver).

No fim das contas, essa é uma oportunidade de aprender e de se beneficiar profissionalmente.

No entanto, você também pode escolher desenvolver alguma atividade referente a um hobby. Se você puder, por que não juntar o útil ao agradável, não é mesmo? 

Escolha uma organização para trabalhar

O próximo passo é procurar uma instituição de confiança que tenha necessidade pelas atividades que você pode oferecer. 

Nesse caso, você deve optar por algo que seja acessível. Muitas pessoas optam por fazer uma viagem de trabalho voluntário. Assim, unem o trabalho à experiência de conhecer um lugar e uma cultura nova.

Mas, como você já sabe, você pode desenvolver trabalhos voluntários na sua própria região ou de forma online. Na última hipótese, você pode fazer o bem para alguém (e para você mesmo!) sem sair de casa.

Entre em contato com a organização

Pronto! Depois que você escolher, entre em contato com a organização e veja o que é necessário para se envolver nas atividades.

Normalmente, as instituições têm um lugar específico em seus sites para pessoas que querem fazer trabalho voluntário. Ou, então, pesquise por algum contato de telefone e e-mail. 

Não esqueça de se apresentar, contar um pouco sobre quem você é e quais as suas intenções e, especialmente, como você pode contribuir.  

Como ajudar o Hai África?

Se você já tomou a decisão de fazer um trabalho voluntário e só está procurando a instituição, chegou no lugar certo.

Trabalho voluntário é uma ação que você realiza sem querer nada em troca. É servir ao próximo, como uma forma de agradecer aos privilégios que tem na vida. É uma forma de causar impacto social e transformar vidas de pessoas em situação de vulnerabilidade. 

O Hai África é uma organização sem fins lucrativos que nasceu, em 2015, após uma viagem de voluntariado à África. 

Em 4 de maio de 2015, em uma pequena casa em Kabiria (região nos subúrbios de Nairobi, capital do Quênia), a fundadora Mariana abriu as portas do Hai para fornecer refeições e atividades criativas para 13 crianças da comunidade — número máximo acolhido em seu orçamento inicial.

Atualmente, o Hai é um centro que faz parte da transformação da comunidade Kabiria, promovendo o desenvolvimento de mulheres através de novas capacitações profissionais e das crianças por meio da educação humanizada e da nutrição saudável. O Hai também apoia a economia local efetuando todas as suas compras no comércio da própria comunidade.

Ao longo dos anos, o Hai África se tornou um centro que atende mais de 40 crianças (os nossos “babies”), tem 6 funcionários locais, gera renda e dá oportunidade a 15 mulheres (carinhosamente conhecidas como ‘’mamas’’), financia a educação de 3 professores e a educação contínua de 66 crianças na escola primária.

Se você se interessou pela história do Hai, pode ajudar das seguintes formas:

  • Você pode fazer doações  em dinheiro e apadrinhar as crianças a partir de R $20. A doação é segura e debitada em crédito mensalmente.
  • Você pode fazer doações de roupas, sapatos, móveis e utensílios domésticos ou comprar no bazar do Hai. 
  • Você pode trabalhar de forma voluntária no Hai e ter uma recepção de braços abertos e incentivo a explorar suas habilidades únicas. 
  • Você pode convidar o Hai para participar do seu evento e compartilhar as histórias de impacto e transformação.
  • Você pode se tornar uma organização parceira do Hai e unificar esforços para alcançar objetivos comuns. 

E aí, como você pode ajudar a impulsionar a transformação que o Hai África já começou?

Texto escrito pela voluntária Beatriz Coelho. Obrigada Bea <3

Deixe um comentário

*Observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados