Loja Hai

Nossa história

O Hai África, uma organização sem fins lucrativos, nasceu após uma viagem de voluntariado à África se transformar em um sonho de ir além e fazer mais. Tudo começou com um imenso desejo de fazer algo para apoiar e mudar a realidade de crianças que estavam nas ruas sem escola pública gratuita e sem comida.
Em 4 de maio de 2015, em uma pequena casa em Kabiria (região nos subúrbios de Nairobi, capital do Quênia), a fundadora Mariana abriu as portas do Hai para fornecer refeições e atividades criativas para 13 crianças da comunidade — número máximo acolhido em seu orçamento inicial.

O Hai hoje é um centro que se orgulha em fazer parte da transformação da comunidade de Kabiria, promovendo o desenvolvimento de mulheres através de novas capacitações profissionais e das crianças por meio da educação humanizada e da nutrição saudável. O Hai também apoia a economia local efetuando todas as suas compras no comércio da própria comunidade.

Ao longo dos anos, o Hai África se tornou um centro que atende mais de 40 crianças (os nossos “babies”), tem 6 funcionários locais, gera renda e dá oportunidade a 15 mulheres (carinhosamente conhecidas como ‘’mamas’’), financia a educação de 3 professores e a educação contínua de 29 crianças na escola primária. O que originalmente se destinava a ser apenas um espaço para oferecer comida e atividades às crianças se tornou uma instituição que transforma positivamente a vida de muitos nessa comunidade.

Loja Hai

NOSSA MISSÃO

Transformar com amor
através dos nossos valores.
Loja Hai

Nossos valores


Educação humanizada
Nosso método de ensino visa o bem-estar e o desenvolvimento dos nossos “babies” por meio de uma abordagem integrada e holística. Fazemos isso seguindo os princípios da pedagogia Waldorf, promovendo brincadeiras, amor e afeto. Também oferecemos apoio financeiro aos alunos da escola primária para garantir que, depois de atingir o limite de idade em nossa pré-escola, nossos ‘’babies’’ possam continuar seus estudos.

Saúde e Nutrição
Para nós, alimentação saudável é prioridade. É comprovado que quando uma criança tem uma alimentação adequada, todo o seu corpo funciona de uma maneira muito melhor, desde o crescimento, formação de músculos, fortalecimento de ossos, como também o desenvolvimento da parte cognitiva. Para apoiar uma dieta saudável, oferecemos um menu vegetariano cuidadosamente desenvolvido por uma nutricionista. Sempre valorizando a saúde, trabalhamos em parceria com a ONG Por1Sorriso para oferecer apoio médico e odontológico anualmente à comunidade.

Empoderamento Feminino
Três mulheres da comunidade, Annite, Jane e Leah, são professoras em nossa pré-escola Hai Center. Com o apoio financeiro do Hai, essas mulheres cursam faculdade de Pedagogia Waldorf e especialização em Psicologia da Infância. Além disso, fundamos a “Empresa das Mamas”, dedicada à geração de renda e ao desenvolvimento das mães de nossos ‘’babies’’ para que elas possam, através do artesanato local, aumentar a independência financeira.

Impacto e Desenvolvimento Local
Nossa contribuição vai além de impactos individuais. No Hai, garantimos o suporte à economia local adquirindo no comércio da comunidade 100% dos alimentos e dos suprimentos que nosso centro utiliza. Além disso, todos os nossos funcionários locais são de Kabiria, onde somos considerados parte da comunidade e reconhecidos como um centro importante de desenvolvimento.

Conheça a nossa equipe

Nosso time é composto por pessoas que acreditam no poder da educação
como ferramenta essencial de desenvolvimento e transformação.
Loja Hai

Mariana Fischer
CEO • mariana@haiafrica.com.br

Idealizadora e fundadora, sempre acreditou nas crianças e na educação como transformação social para um mundo melhor. Em abril de 2015, partiu para o continente africano em busca da realização de um sonho. Hoje trabalha para que o Hai África possa crescer e continuar seu impacto pelo mundo.

Nossa equipe

Loja Hai
Leah
Leah
Leah entrou no Hai África em 2016. Foi recomendada por uma vizinha para a entrevista e, assim que chegou, foi possível perceber que ela era exatamente o que o Hai buscava. Tranquila e de voz suave, ela é uma professora muito doce e criativa. Formada em Pedagogia Waldorf e especializada em Psicologia da Infância, ela se entrega ao trabalho com muito amor.
Loja Hai
Anitte
Anitte
Quando houve a necessidade de contratar uma assistente, Leah logo falou sobre sua melhor amiga Annite. Teacher Annite é tímida, responsável e organizada. Hoje também cursa a formação Waldorf e concluiu a especialização em Psicologia da Infância junto com a sua amiga Leah. Ela é calma e nos ajuda muito no dia a dia da escola.
Loja Hai
Jane
Jane
Teacher Jane foi a primeira professora do Hai e conquistou o coração de todos quando disse que não importava o salário, mas sim o fato de que ela teria um trabalho. Viu o Hai nascer e se transformou em uma professora calma e de tom de voz ameno. Está cursando a formação Waldorf e também se especializou em Psicologia Infantil. Reconhece o impacto positivo do Hai em sua vida desde que começou a trabalhar com as crianças.
Loja Hai
Fenice
Fenice
Está na equipe desde o primeiro dia do Hai. Mãe da baby Hely, se tornou uma grande amiga, pois sempre se disponibilizou a ajudar. Muito responsável, Fanice é mãe de cinco filhos e faz tudo o que pode para cuidar deles da melhor maneira possível. Hoje trabalha no Hai ajudando na limpeza. À tarde, também vende verduras na comunidade e assim consegue pagar seu aluguel e alimentar os filhos.
Loja Hai
Violet
Violet
Comunicativa e sorridente, Violet conhece a comunidade toda e é conhecida como Mama Brenda; o nome da sua filha. É mãe de três, incluindo o baby Leon, que sempre fez parte do Hai, mesmo quando ainda era muito novinho para estudar. Hoje Violet trabalha preparando as refeições dos babies. Quando a equipe do Brasil está no Quênia, cuida de todos com amor e os visita, no mínimo, duas vezes por dia para saber se está tudo bem.
Loja Hai
Jacob
Jacob
Refugiado do Congo e com sete filhos, Jacob tem uma história de vida triste mas que nunca o impediu de seguir em frente. Resiliente, ele mora no Quênia há mais de dez anos, se formou em Psicologia e costura como ninguém. Responsável por uma escola de refugiados na comunidade, ele faz de tudo para que as crianças continuem sendo seres do bem. Amigo da idealizadora do Hai, hoje ele trabalha no projeto como gerente e é responsável pelo administrativo no Quênia.
Loja Hai
Tayná Abad
Tayná Abad
Curiosa por natureza, Tayná é movida pelo impulso de decifrar os desafios de mudanças inovadoras, traduzi-los em oportunidades e compartilhá-los para engajar as pessoas ao seu redor. Apaixonada por projetos e causas sociais, acredita que transformações significativas acontecem quando cada pessoa é incentivada a descobrir e explorar seus talentos únicos. Com experiências acadêmicas e profissionais em políticas culturais e da informação, gerenciamento de mudanças e planejamento estratégico, apoia o Hai em estratégia, inovação e transformação.
tayna@haiafrica.com.br
Loja Hai
Carol Spalla
Carol Spalla
Carol é formada em Administração de Empresas e pós-graduada em Gestão de Negócios. Apesar da rotina e do trabalho, sempre encontrou tempo para viajar e contribuir com iniciativas sociais. Nos últimos 10 anos, esteve envolvida em ações de voluntariado relacionadas à educação, pois acredita que o ensino e o conhecimento são as ferramentas fundamentais para capacitar as pessoas, independentemente da idade. No Hai, conseguiu unir sua vontade de ajudar com a sua admiração e encantamento pelo continente africano: contribui com ações relacionadas à Comunicação, captação de recursos e fortalecimento da rede de apoio, que impulsionam o crescimento do Hai para continuar sua missão.
carol@haiafrica.com.br
Loja Hai
Viviane Morgado
Viviane Morgado
Formada em Comunicação e Relações Internacionais com ênfase em pesquisa, Viviane começou a trabalhar em organizações não-governamentais em 2016. Fascinada pelo mundo de inovação e mudança social, acredita na força de organizações bottom-up. Viajante incurável, se apaixonou pelo Quênia em viagem ao país em 2019. No Hai, ajuda na coleta de dados e medição de impacto para geração de valor.
viviane@haiafrica.com.br
Loja Hai
Rachel Belo
Rachel Belo
Formada em Comunicação e mestranda em Relações Internacionais com dupla ênfase em Cidades e Justiça e em Desenvolvimento, Rachel sempre esteve envolvida em projetos sociais e dedicou tempo para conhecer organizações e suas atividades em campo no Brasil, Nepal e Porto Rico. Acredita que todo trabalho deve ser feito junto com as comunidades em desenvolvimento e que o envolvimento local é essencial. No Hai, atua na elaboração de coleta de dados, medição e avaliação de impacto dos programas para garantir a continuidade das ações de fortalecimento e crescimento locais.
rachel@haiafrica.com.br
Loja Hai
Maíra Kahl Ferraz
Maíra Kahl Ferraz
Doutora em Geografia, formada em Pedagogia Waldorf e atualmente cursando Pedagogia Curativa, Maira atua como professora de escola pública desde 2011 e acredita na educação como um dos principais agentes de transformação social. Por isso, desde do início da criação do Hai, auxilia nas questões pedagógicas, a fim de promover a expansão do acesso à educação humanizada e de qualidade.
maira@haiafrica.com.br
Loja Hai
Nayara Furlan
Nayara Furlan
Mãe da pequena Marina, Nayara é formada em Relações Internacionais e pós-graduada em Gestão de Meios de Hospedagem. O voluntariado sempre esteve em sua vida; principalmente a causa animal, pela qual atua, e também com foco em crianças. Conheceu o Hai através de amigos, em 2017, e desde então contribui na participação em eventos, busca de doações e tudo o que for necessário. Hoje é responsável pela coordenação dos voluntários.
nayara@haiafrica.com.br
Loja Hai
Carola Ferreira
Carola Ferreira
Relações Públicas e radialista, dedicou a maior parte da carreira atuando em Comunicação Social na política. Durante os anos em que viveu na Irlanda, trabalhou como voluntária em ações e instituições sociais com foco no combate à extrema pobreza e no acolhimento a refugiados. Ao fazer uma pesquisa sobre organizações que atuavam na África, descobriu o Hai e passou a integrar o time de voluntários quando voltou ao Brasil, em 2018. Hoje, contribui com produção e revisão de conteúdo, além da participação nas feiras e bazares.
carola@haiafrica.com.br
Loja Hai
Leila Levy
Leila Levy
Leila é formada em Publicidade e Marketing na ESPM. Apaixonada por cinema, design, arte, gastronomia e todas as áreas relacionadas ao campo criativo, tem foco em estratégia e gestão de negócios sustentáveis. No Hai, é responsável pelo design de peças de divulgação, artes e outras comunicações.
leila@haiafrica.com.br
Loja Hai
Gabriela Fischer
Gabriela Fischer
Gabriela é formada em Medicina Veterinária e é voluntária do Hai desde o primeiro mês de vida do projeto. É responsável pela organização e o financeiro do Bazar, pela arrecadação de doações, triagem e precificação. Na temporada que passou na sede do Hai, no Quênia, contribuiu com atividades lúdicas, aulas de culinária e diversas brincadeiras; tudo para ver os babies felizes.
gabriela@haiafrica.com.br
Loja Hai
Iracema Fischer
Iracema Fischer
Iracema é encantada pela natureza, por viagens e sempre fez trabalho voluntário. Transmitiu seu amor pelas causas sociais e vontade de fazer a diferença no mundo às filhas Gabriela, Guilherme e Mariana - fundadora do Hai. Diz ter tido uma grande surpresa quando a filha decidiu ir ao Quênia, mas deu total apoio. Desde então, ajuda em todas as demandas possíveis do projeto. Responsável pela criação e trabalho mensal no Bazar Hai, é também das mãos de Iracema que são feitos os famosos “Brigadeiros do Amor”, cuja renda é revertida ao Hai. A venda é sazonal, porém, pelos fãs do brigadeiro, Iracema os venderia o ano todo.
iracema@haiafrica.com.br