Hai Africa

Nossa história

O Hai África, uma organização sem fins lucrativos, nasceu após uma viagem de voluntariado à África se transformar em um sonho de ir além e fazer mais. Tudo começou com um imenso desejo de fazer algo para apoiar e mudar a realidade de crianças que estavam nas ruas sem escola pública gratuita e sem comida.

Em 4 de maio de 2015, em uma pequena casa em Kabiria (região nos subúrbios de Nairobi, capital do Quênia), a fundadora Mariana abriu as portas do Hai para fornecer refeições e atividades criativas para 13 crianças da comunidade — número máximo acolhido em seu orçamento inicial.

O Hai hoje é um centro que se orgulha em fazer parte da transformação da comunidade de Kabiria, promovendo o desenvolvimento de mulheres através de novas capacitações profissionais e das crianças por meio da educação humanizada e da nutrição saudável. O Hai também apoia a economia local efetuando todas as suas compras no comércio da própria comunidade.

Ao longo dos anos, o Hai África se tornou um centro que atende mais de 40 crianças (os nossos “babies”), tem 6 funcionários locais, gera renda e dá oportunidade a 15 mulheres (carinhosamente conhecidas como ‘’mamas’’), financia a educação de 3 professores e a educação contínua de 29 crianças na escola primária. O que originalmente se destinava a ser apenas um espaço para oferecer comida e atividades às crianças se tornou uma instituição que transforma positivamente a vida de muitos nessa comunidade.

Hai Africa

NOSSA MISSÃO

Transformar com amor
através dos nossos valores.
Hai Africa

Nossos valores


Educação humanizada
Nosso método de ensino visa o bem-estar e o desenvolvimento dos nossos “babies” por meio de uma abordagem integrada e holística. Fazemos isso seguindo os princípios da pedagogia Waldorf, promovendo brincadeiras, amor e afeto. Também oferecemos apoio financeiro aos alunos da escola primária para garantir que, depois de atingir o limite de idade em nossa pré-escola, nossos ‘’babies’’ possam continuar seus estudos.

Saúde e Nutrição
Para nós, alimentação saudável é prioridade. É comprovado que quando uma criança tem uma alimentação adequada, todo o seu corpo funciona de uma maneira muito melhor, desde o crescimento, formação de músculos, fortalecimento de ossos, como também o desenvolvimento da parte cognitiva. Para apoiar uma dieta saudável, oferecemos um menu vegetariano cuidadosamente desenvolvido por uma nutricionista. Sempre valorizando a saúde, trabalhamos em parceria com a ONG Por1Sorriso para oferecer apoio médico e odontológico anualmente à comunidade.

Empoderamento Feminino
Três mulheres da comunidade, Annite, Jane e Leah, são professoras em nossa pré-escola Hai Center. Com o apoio financeiro do Hai, essas mulheres cursam faculdade de Pedagogia Waldorf e especialização em Psicologia da Infância. Além disso, fundamos a “Empresa das Mamas”, dedicada à geração de renda e ao desenvolvimento das mães de nossos ‘’babies’’ para que elas possam, através do artesanato local, aumentar a independência financeira.

Impacto e Desenvolvimento Local
Nossa contribuição vai além de impactos individuais. No Hai, garantimos o suporte à economia local adquirindo no comércio da comunidade 100% dos alimentos e dos suprimentos que nosso centro utiliza. Além disso, todos os nossos funcionários locais são de Kabiria, onde somos considerados parte da comunidade e reconhecidos como um centro importante de desenvolvimento.

Conheça a nossa equipe

Nosso time é composto por pessoas que acreditam no poder da educação
como ferramenta essencial de desenvolvimento e transformação.
Hai Africa

Mariana Fischer
CEO • mariana@haiafrica.com.br

Idealizadora e fundadora, sempre acreditou nas crianças e na educação como transformação social para um mundo melhor. Em abril de 2015, partiu para o continente africano em busca da realização de um sonho. Hoje trabalha para que o Hai África possa crescer e continuar seu impacto pelo mundo.

Nossa Equipe - Brasil Quênia

Hai Africa
Leah
Leah
Leah entrou no Hai África em 2016. Foi recomendada por uma vizinha para a entrevista e, assim que chegou, foi possível perceber que ela era exatamente o que o Hai buscava. Tranquila e de voz suave, ela é uma professora muito doce e criativa. Formada em Pedagogia Waldorf e especializada em Psicologia da Infância, ela se entrega ao trabalho com muito amor.
Hai Africa
Anitte
Anitte
Quando houve a necessidade de contratar uma assistente, Leah logo falou sobre sua melhor amiga Annite. Teacher Annite é tímida, responsável e organizada. Hoje também cursa a formação Waldorf e concluiu a especialização em Psicologia da Infância junto com a sua amiga Leah. Ela é calma e nos ajuda muito no dia a dia da escola.
Hai Africa
Jane
Jane
Teacher Jane foi a primeira professora do Hai e conquistou o coração de todos quando disse que não importava o salário, mas sim o fato de que ela teria um trabalho. Viu o Hai nascer e se transformou em uma professora calma e de tom de voz ameno. Está cursando a formação Waldorf e também se especializou em Psicologia Infantil. Reconhece o impacto positivo do Hai em sua vida desde que começou a trabalhar com as crianças.
Hai Africa
Fenice
Fenice
Está na equipe desde o primeiro dia do Hai. Mãe da baby Hely, se tornou uma grande amiga, pois sempre se disponibilizou a ajudar. Muito responsável, Fanice é mãe de cinco filhos e faz tudo o que pode para cuidar deles da melhor maneira possível. Hoje trabalha no Hai ajudando na limpeza. À tarde, também vende verduras na comunidade e assim consegue pagar seu aluguel e alimentar os filhos.
Hai Africa
Jacob
Jacob
Refugiado do Congo e com sete filhos, Jacob tem uma história de vida triste mas que nunca o impediu de seguir em frente. Resiliente, ele mora no Quênia há mais de dez anos, se formou em Psicologia e costura como ninguém. Responsável por uma escola de refugiados na comunidade, ele faz de tudo para que as crianças continuem sendo seres do bem. Amigo da idealizadora do Hai, hoje ele trabalha no projeto como gerente e é responsável pelo administrativo no Quênia.
Hai Africa
Maíra Kahl Ferraz
Maíra Kahl Ferraz
Doutora em Geografia, formada em Pedagogia Waldorf e atualmente cursando Pedagogia Curativa, Maira atua como professora de escola pública desde 2011 e acredita na educação como um dos principais agentes de transformação social. Por isso, desde do início da criação do Hai, auxilia nas questões pedagógicas, a fim de promover a expansão do acesso à educação humanizada e de qualidade.
maira@haiafrica.com.br
Hai Africa
Carola Ferreira
Carola Ferreira
Relações Públicas e radialista, dedicou a maior parte da carreira atuando em Comunicação Social na política. Durante os anos em que viveu na Irlanda, trabalhou como voluntária em ações e instituições sociais com foco no combate à extrema pobreza e no acolhimento a refugiados. Ao fazer uma pesquisa sobre organizações que atuavam na África, descobriu o Hai e passou a integrar o time de voluntários quando voltou ao Brasil, em 2018. Hoje, contribui com produção e revisão de conteúdo, além da participação nas feiras e bazares.
carola@haiafrica.com.br
Hai Africa
Gabriela Fischer
Gabriela Fischer
Gabriela é formada em Medicina Veterinária e é voluntária do Hai desde o primeiro mês de vida do projeto. É responsável pela organização e o financeiro do Bazar, pela arrecadação de doações, triagem e precificação. Na temporada que passou na sede do Hai, no Quênia, contribuiu com atividades lúdicas, aulas de culinária e diversas brincadeiras; tudo para ver os babies felizes.
gabriela@haiafrica.com.br
Hai Africa
Iracema Fischer
Iracema Fischer
Iracema é encantada pela natureza, por viagens e sempre fez trabalho voluntário. Transmitiu seu amor pelas causas sociais e vontade de fazer a diferença no mundo às filhas Gabriela, Guilherme e Mariana - fundadora do Hai. Diz ter tido uma grande surpresa quando a filha decidiu ir ao Quênia, mas deu total apoio. Desde então, ajuda em todas as demandas possíveis do projeto. Responsável pela criação e trabalho mensal no Bazar Hai, é também das mãos de Iracema que são feitos os famosos “Brigadeiros do Amor”, cuja renda é revertida ao Hai. A venda é sazonal, porém, pelos fãs do brigadeiro, Iracema os venderia o ano todo.
iracema@haiafrica.com.br
Hai Africa
Luísa Juskow
Luísa Juskow
Sempre apaixonada pelas artes, principalmente pela música, decidiu seguir no caminho da criatividade como profissão. Luísa tem 21 anos, mora em Florianópolis (SC), está cursando Produção Multimídia no IFSC e atua na área do design gráfico e marketing digital há 2 anos. Depois de algum tempo sem realizar trabalho voluntário contínuo, decidiu que era hora de juntar sua paixão pelo design com algo ainda maior: a vontade de ajudar as pessoas. Aqui no Hai faz parte do time de design e espera contribuir com o crescimento do Hai na sua missão. luisa@haiafrica.com.br
Hai Africa
Yuri Choucair Ramos
Yuri Choucair Ramos
Economista e com MBA pelo INSEAD, o Yuri já morou em todos os cantos, mas é pela África que seu coração bate mais forte. Desenvolveu toda a sua carreira no mercado financeiro e, numa crise de meia idade, achou que deveria parar um pouquinho e se dedicar a quem realmente precisa. Juntou-se ao HAI, em Nairóbi, em março de 2023 e, além de dar opinião em tudo, é responsável pelo projeto de construção da nossa escola na Kabiria. O Yuri acredita que o acolhimento e a educação das crianças na sua primeira infância são decisivos na formação de adultos mais felizes e uma sociedade mais inclusiva. O Yuri acha que terminando a construção da escola, deveríamos partir para outra. Nós o achamos louco. yuri@haiafrica.com.br